sábado, 8 de outubro de 2011

VOLEI

Origem do voleibol 
O voleibol foi criado nos Estados Unidos, no dia 9 de fevereiro de 1895, pelo diretor de educação física da ACM (Associação Cristã de Moços de Massachusetts) William George Morgan.

Ao inventar  o voleibol e suas regras, Morgan tinha como objetivo principal a criação de um esporte sem contato físico entre os jogadores. Desta forma, ele pretendia oferecer às pessoas (principalmente aos mais velhos) um esporte em que as lesões físicas, provocadas por choques entre pessoas, seriam raras.
Primeiros anos do esporte 
Nos primeiros anos, o voleibol ainda não contava com uma bola específica, sendo praticado com uma câmara da bola de basquete. A rede era improvisada, a mesma usada nas partidas de tênis. Neste período, o esporte era conhecido por Mintonette. Com o passar do tempo, foi ganhando o nome popular de volleyball, que acabou se tornando oficial.
Principais fatos após a invenção do voleibol:
-         1900 -  voleibol chega ao Canadá, primeiro país fora dos Estados Unidos
-         1908 - o esporte vai para o continente asiático e começa a ser praticado na China e no Japão
-         1910 - o esporte chega ao Peru, primeiro país da América do Sul a praticar o esporte
-         1942 – morre, aos 72 anos de idade, o criador do voleibol, William George Morgan
-         1947 - fundada na França a FIVB ( Federação Internacional de Voleibol)
-         1949 -  realizado o primeiro campeonato mundial masculino na Tchecoslováquia (foi vencido pela Rússia)
-         1951 – realizado o primeiro campeonato sul-americano de voleibol, na cidade do Rio de Janeiro. O Brasil tornou-se campeão masculino e feminino.
-         1952 – realizado o primeiro campeonato mundial feminino
-    1964 – o esporte passa a fazer parte do programa oficial das Olimpíadas, realizadas em Tóquio no Japão.  
Últimos campeões de voleibol:
- A seleção brasileira masculina de voleibol foi campeã mundial nos anos de 2002 e 2006. A seleção feminina italiana foi campeão em 2002, enquanto a da Rússia obteve o título em 2006.
- As Copas do Mundo de Vôlei de 2003 e 2007 também foram vencidas pela seleção brasileira masculina. 
- Em 2008, nas Olimpíadas de Pequim, a seleção masculina de vôlei dos Estados Unidos obteve a medalha de ouro. Na categoria feminina, as jogadoras brasileiras fizeram bonita e conquistaram o ouro para o Brasil. 

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

DANÇA É ESPORTE!!! PRATIQUE

Dance, dance,dance





Dançar faz bem... Quem dança é mais feliz... Eu amo dançar... Quem ainda não escutou ou leu frases como estas? Mas afinal quais os benefícios da dança para o ser humano? Prezados leitorEs, eu posso realmente dizer que são muitos.

Mantenho meu peso somente com esta atividade e percebo os efeitos positivos da dança em meu corpo. A dança movimenta o corpo como um todo, de forma integrada e em sintonia com a música. A música por sua vez, tem efeitos tão terapêuticos quanto o movimento corporal. Mas, a dança promove tantos benefícios, que torna-se mais fácil listá-los para compreensão:
  • A dança trabalha a coordenação motora, agilidade, ritmo e percepção espacial;
  • Desenvolve a musculatura corporal de forma integrada e natural;
  • Permite uma melhora na auto-estima e quebra de diversos bloqueios psicológicos;
  • Possibilita convívio e aumento do rol de relações sociais;
  • Torna-se uma opção de lazer;
  • Promove inclusive melhora de doenças e outros problemas.


Enfim, a dança é uma atividade completa. Porém alguns cuidados devem ser tomados. Muitas mulheres são indicadas por médicos para aulas de dança e muitas vezes o problema que se busca melhorar não pode ser resolvido com a dança, mas sim piorado.

Pratique dança. Dê o primeiro passo e ofereça a você mesma uma oportunidade de descobrir os segredos do corpo que se move de acordo com a música.
Em Marabá:
Espaço Cultural Yaguara - folha 28
 fones: 3012-2490/9191-7674 - Yria
Dança do ventre – Segunda e quarta – 20h00 às 21h00
Axé e Swing – segunda e quarta – 19h00 às 20h00
Mellody – terça e quinta – 19h30 às 21h30
Ballet e jazz – diariamente  de 08h00 às 12h00 e  14h00 às 18h00
Dança Solta – Sábado – 16h30 às 18h00
Dança de Salão - Segunda e quarta - 21h00 às 22h00 - turma em formação

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

NATAÇÃO


Incentivar crianças a realizarem alguma atividade física é tarefa difícil para os pais. Mas um esporte que pode ser introduzido na vida dos pequenos nos primeiros meses de vida é a natação. A natação ajuda na coordenação motora, noção de tempo e espaço, além de prevenir doenças respiratórias.“A natação é uma atividade cardiorespiratória.  Alguns pediatras recomendam a natação para crianças que tem rinite alérgica, sinusite e outras doenças, mas em período de crise eles pedem para a criança não fazer a atividade”, Além dos benefícios motores, a natação também ajuda no desenvolvimento cognitivo. Crianças que se adaptam ao meio líquido em idade pré-escolar têm maior rendimento no processo de alfabetização.


Cuidados
A natação exige alguns cuidados com os bebês, principalmente dentro da piscina. “Também orientamos os pais a agasalharem as crianças após saírem da piscina, para evitar choques térmicos, muitas piscinas possuem aquecimento da água, por exemplo”, completa a professora Ana Claudia. Os pais devem entender que matricular os filhos em aulas de natação não significa que eles se tornarão campeões no esporte. “Meu filho gosta de competir e é fã o César Cielo. Acabo incentivando, mas ele é quem vai escolher”, conta a dona-de-casa Sônia Melo.


Fonte:
http://juizdeforaonline.wordpress.com/2010/09/23/beneficios-da-natacao-para-criancas/

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Futebol Feminino



A mulher tem sido importante para o desenvolvimento e evolução do futebol até hoje. Os primeiros indícios datam desde o tempo da Dinastia Han (206 a.C. - 220 d.C.) em que elas jogavam uma variação do antigo jogo chamado TSU Chu. Há outros relatos que indicam que, no décimo segundo século, era usual que as mulheres desempenham jogos de bola, especialmente na França e na Escócia. Em 1863, foram definidas regras para prevenir a violência no jogo, enquanto que era socialmente aceitável para as mulheres. Em 1892, na cidade de Glasgow, Escócia, houve o primeiro jogo de futebol entre as mulheres.
Uma competição anual, em Lothian, Escócia durante a década de 1790 é relatado, também.[1][2]
O documento mais conhecido sobre os inícios do futebol feminino remonta a 1894 quando Nettie Honeyball, um ativista dos direitos da mulher, fundou o primeiro clube desportivo britânico chamado o Ladies Football Club. Honeyball, convicta de sua causa declarou que pretendia demonstrar que as mulheres poderiam alcançar a emancipação e ter um lugar importante na sociedade.
Lady Florence Dixie desempenhou um papel fundamental na criação do jogo, organizando jogos de exposição para caridade, e em 1895 ela se tornou presidente da British Ladies' Football Club, estipulando que "as jovens devem entrar no espírito do jogo com o coração e a alma." Ela providenciou uma turnê para a Escócia da equipe de futebol de Londres .

Importância do Esporte na formação do Cidadão

A prática esportiva é um instrumento educacional que visa o desenvolvimento integral das crianças e adolescentes, ensinado-os a lidar melhor com suas necessidades, desejos e expectativas, fazendo com que os jovens desenvolvam competências técnicas, sociais e comunicativas, essenciais para o desenvolvimento individual e social. O esporte, como instrumento pedagógico, precisa se integrar às finalidades gerais da educação, de desenvolvimento das individualidades, de formação para a cidadania e de orientação para a prática social. O campo pedagógico do Esporte é um campo aberto para a exploração de novos sentidos/significados, ou seja, permite que sejam explorados pela ação dos educandos envolvidos nas diferentes situações. Além de ampliar o campo experimental do indivíduo, cria obrigações, estimula a personalidade intelectual e física e oferece chances reais de integração social. O esporte funciona como um diferencial na formação do cidadão e na construção de uma sociedade mais saudável em todos os sentidos. O corpo e mente exercem influência mútua e sempre devemos cuidar de um para mantermos o outro saudável.