sexta-feira, 25 de novembro de 2011

HANDEBOL

O handebol é parente do futebol e, nos dois esportes, o objetivo central é fazer gols. A diferença mais evidente é que o handebol é jogado com as mãos. O registro mais antigo sobre o seu surgimento está no famoso poema Odisséia*, que fala de um jogo em que os participantes disputavam uma bola do tamanho de uma maçã em um campo sem balizas. Quase trinta séculos depois, em 1848, o professor dinamarquês Holger Nielsen desenvolveu um esporte chamado haandbold, escrevendo as regras do que viria a ser o handebol. Outros jogos como o hazena, praticado pelos tchecos, e o balon, criado pelo uruguaio Gualberto Valetta, são considerados precursores.
Porém, as regras que definiram a modalidade praticada hoje foram publicadas por outro alemão, Karl Schelenz, que as alterou significativamente: adotou o nome handball e o levou para outros países europeus. A partir de 1920, principalmente por causa do inverno da Europa, que castigava atletas com muito frio e neve, o handebol de campo foi substituído pelo "jogo de sete" em salão. Nesse formato, o handebol entrou como esporte-exibição nos Jogos Olímpicos de Berlim-1936. Mas somente 36 anos após a competição, em Munique-1972, o handebol voltou ao programa oficial. Quatro anos depois, as mulheres também passaram a participar.
As partidas são divididas em dois tempos de 30 minutos cada, com um intervalo de 10 minutos. São disputadas por duas equipes de sete atletas que arremessam, agarram, passam e quicam a bola com as mãos. Tudo com um objetivo claro: marcar o maior número possível de gols para chegar à vitória.

O handebol contribui e forma efetivo nas capacidades coordenativas dos seus praticantes, a percepção e conhecimento do seu próprio corpo, a percepção e estruturação espacial.
    Inclusive ocasiona a aquisição das habilidades motoras fundamentais no processo de socialização da criança; assim como, o desenvolvimento das capacidades motoras.
    Este esporte proporciona o desenvolvimento das habilidades de locomoção e de manipulação, o estímulo do padrão inicial e elementar.
    Outro fator de destaque é que a modalidade do handebol sendo um jogo é de extrema importância na atividade motora da criança, no desenvolvimento da tomada de decisão, e no exercício do cumprimento de suas regras;na caracterização das noções espaciais e de espaço de jogo.

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